Congreso de Educación Matemática de América Central y El Caribe, II Congreso de Educación Matemática de América Central y de El Caribe

Por defecto: 
Conhecimentos distintos e desiguais na formação de professores indígenas
Maria Aparecida Mendes de Oliveira, Jackeline Rodrigues Mendes

Construir: Edifico 388
Sala: Salón cultural
Fecha: 2017-10-31 06:30 PM – 06:50 PM
Última modificación: 2017-10-29

Resumen


A formação inicial de professores indígenas e a reflexão das ações desenvolvidas neste espaço pressupõe a formação do professor como pesquisador de suas próprias práticas, possibilita uma compreensão sobre diferentes aspectos no ensino e na aprendizagem no contexto da escola indígena. O diálogo entre os conhecimentos próprios (conhecimentos indígenas) e os conhecimentos científicos (acadêmicos, escolarizados), pensados no ensino de matemática nas escolas indígenas e na formação de professores indígenas, configuram-se como ponto de interesse deste trabalho. O presente texto busca discutir sobre os dilemas enfrentados atualmente em um curso específico (intercultural) de formação de professores indígenas no Brasil no estado de Mato Grosso do Sul relativo a promoção de uma educação intercultural e bilíngue nas escolas indígenas Guarani e Kaiowá. Dilemas esses que envolvem a relação entre os conhecimentos próprios das comunidades e os conhecimentos acadêmicos/científicos.

Palabras clave


Formação de Professores Indígenas; Educação Intercultural e Bilingüe; Conhecimentos próprios; Conhecimentos académicos; Conhecimentos científicos.

Texto completo: PDF